terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

UBER Vs TÁXI - A MAFIA NO DIVÃ?

Porque o revolucionário serviço de transporte particular, chamado UBER, tem ameaçado a categoria dos taxistas? 


Desde 1605, oficialmente, o táxi auxilia a sociedade no transporte rápido e independente! Antes cavalos, burros e outros quadrupedes puxavam pela dianteira carroças luxuosas, enfeitados com adereços atrativos, para sobre sair na concorrência. Na época o serviço de charretes de aluguel, poderia contar com muitos "mimos" para o cliente. Cortinas, interior perfumado, assentos de couro, tecidos de camurças, lamparina e até cantoria pela parte do "guia".

Mas com a chegada de motores de combustão, os agradáveis e bem cuidados animais foram aposentados de mais essa função. Enfim, carros! Veículos grandes, barulhentos, porém mais rápidos e velozes. Não passou disso até então. São quase 500 anos do serviço formalizado, mas a qualidade e a evolução do mesmo só tem piorado desde então.

Agora, com a chegada da tecnologia e independência intelectual de novos e revolucionários empreendedores, tudo esta mudando. Mudança que hora, trás a tona, descontentamentos de categorias e revolta de mandatários pré-históricos! No meio dessa briga, resta a massa de manobra pra fazer barulho e dar voz, para meia dúzia de milionários exploradores do seguimento.

Nos últimos meses uma empresa americana desenvolveu um aplicativo chamado UBER, que coloca a disposição, para qualquer pessoa atuar no ramo de transporte particular. Basta ter um carro preto, uma carteira de habilitação profissional e se cadastrar no aplicativo. Pronto! Você já pode levar pra casa 100% da sua renda e do seu suor. Claro, o aplicativo também ganha com isso. Afinal é um negócio de contra partida. Porem você que gostaria de trabalhar de taxista, não precisa mais ser escravizado.

"A profissão de Taxista na maioria das cidades no mundo não há formação, é baseada em um sistema mercantil baseado em TER taxi e não SER TAXISTA. Na cidade do Rio de Janeiro 70% dos taxis são alugados e em Nova Iorque 90%, esse é um sistema desumano". FOnte: Wikipédia. Movimento Taxistas Livres / Ordem dos Taxistas do Brasil. 

Sindicatos e outras lideranças "reguladoras" da categoria, praticamente extinguiram novas oportunidades dentro do seguimento. As vagas que eram para ser, direitos distribuídos entre trabalhadores, foram repartidas e loteadas entre a "panela" das organizações. O trabalhador que pleitear ser dono do seu próprio táxi, hoje, tem que gastar muita grana. Dependendo do local, da "praça", ele pode chegar a desembolsar mais de 1 milhão de reais. Aeroportos, Rodoviárias, Hotéis, Shoppings e etc.. São os pontos mais disputados do ramo.

Aplicativos e outras tecnologias como o UBER, facilita muito a vida do empresário, mas também abre oportunidades e caminhos para homens de coragem a se rebelar contra sistemas extra exclusivos. 

Power to the people !

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